top of page

​Outros efeitos biológicos

   Como já tinha sido referido, as Estatinas podem ter outros efeitos biológicos para além de baixarem os níveis de colesterol, nomeadamente [1]:
• Efeitos benéficos sobre o endotélio e fluxo sanguíneo;
• Diminuição da oxidação do C-LDL;
• Promoção da estabilização das placas ateroma;
• Inibição da proliferação da musculatura lisa;
• Diminuição da inflamação vascular



  É importante salientar, que ainda não foi determinado até que ponto estes efeitos benéficos podem contar como efeitos terapêuticos das Estatinas, para além da redução do colesterol [1].

Tabela 1-Outros efeitos biológicos das estatinas [1].

   Para além dos efeitos cardiovasculares acima descritos, muitos estudos tem vindo a reportar o efeito citotóxico de Estatinas. Apesar de já ter sido referido que estes fármacos podem apresentar toxicidade muscular e sobre o endotélio, a maioria das células do organismo não são afetadas por estes efeitos. No entanto, o mesmo não se verifica em células cancerígenas, onde uma elevada toxicidade resulta muitas vezes em apoptose. Esta seletividade tornou a Estatinas fortes candidatas para alcançarem as células cancerígenas e induzirem morte celular programada [2].

Tabela 2 -Efeito antitumoral de estatinas in vitro [3].

[1]Liao, J. K. and Laufs,U. Pleiotropic effects of statins. Annual review of Pharmacology and Toxicology. 45, 89-118 (2005)
[2] Corcos, L., Le Jossic-Corcos, C. Statins: Perspectives in cancer therapeutics. Digestive and Liver Disease. (2013)
[3] Osmak, M. Statins and cancer: Current and future prospects. Cancer Letters. 324, 1-12 (2012)

bottom of page